De fato, uma córnea espessa naturalmente causa uma pressão um pouco mais alta. O médico pode pensar em glaucoma (falso positivo), enquanto o paciente não tem essa doença. Por outro lado, um paciente com uma córnea fina pode ter pressão normal (por tonometria), mas ainda ter glaucoma (falso negativo).
Na paquimetria os resultados são considerados normais quando a espessura da córnea está dentro de determinados valores. No exame de paquimetria corneana os valores normais (espessura central de uma córnea normal) devem situar-se entre os 470 micrómetros e os 550 micrómetros.
A medida da espessura da Córnea é feita em Micrômetros, cuja medida é aferida por um aparelho médico chamado paquímetro. No exame de Paquimetria, a córnea deve ter um valor ideal de mícrons para ser considerada saudável. Os valores normais devem estar entre 4 micrômetros.
"Quando a pessoa esfrega ou aperta os olhos, a tendência é enfraquecer a córnea e afiná-la, aumentando a curvatura e deixando-a em formato de cone", explica o médico.
A topografia corneana ou topografia de córnea é um exame de oftalmologia que serve para analisar o relevo e curvatura da córnea em toda a sua superfície, ou seja, desde o centro até à sua periferia.
O exame serve para diagnosticar, principalmente, o ceratocone, mas também é indicado para os casos de astigmatismo irregulares, pré-operatórios de cirurgia refrativa, pré-operatório de cirurgia de catarata, para adaptação de lentes de contato, pós-operatório de transplante de córnea entre outros casos.
LASIK – Só pode ser feito em córneas com 500 micras de espessura. Corrige graus mais elevados que o PRK. O pós-operatório é praticamente indolor. A recuperação é mais rápida, mas causa mais olho seco.
A interpretação do exame deve ser efetuada pelo médico oftalmologista, levando em consideração a história clínica do doente, outros exames auxiliares de diagnóstico, etc. Habitualmente, a topografia da córnea é realizada aos dois olhos (bilateral), sendo por isso designada de topografia corneana binocular.
Num ângulo de visão de 180º, os dois olhos visualizam os 120º centrais. Os 30º periféricos, de cada um dos lados, são visualizados apenas por um olho (o olho da esquerda visualiza os 30º à esquerda enquanto o olho da direita visualiza os 30º à direita).
Trata-se de um problema ocular de origem genética e tem como característica a deformação progressiva da curvatura da córnea provocando seu abaulamento e afinamento. Dessa forma, quem tem ceratocone enxerga de forma distorcida, podendo gerar alto grau de astigmatismo, além de miopia.