O coração humano é um órgão muscular oco que representa a parte central do sistema circulatório. Ele mede cerca de 12 cm de comprimento e 9 cm de largura. Pesa, em média, de 2 g nos adultos. O coração humano localiza-se na parte central da caixa torácica, pouco inclinado para a esquerda.
O coração humano, assim como o de outros mamíferos, é formado por quatro cavidades: átrio esquerdo e direito e ventrículo esquerdo e direito. Essas estruturas são separadas em lado esquerdo e direito em razão da presença de um septo que divide o órgão em duas metades.
O coração possui um formato de cone invertido, com seu ápice voltado para baixo, e seu peso é de cerca de 300 g. O coração é um órgão formado, principalmente, por tecido muscular estriado cardíaco, o qual se caracteriza por apresentar contração involuntária.
O coração humano pode ser dividido em quatro cavidades:
A configuração anatômica do sistema circulatório humano apresenta, por analogia com os circuitos elétricos, estruturas posicionadas em série e em paralelo, o que permite a identificação de resistências vasculares contrárias ao fluxo sanguíneo.
Epicárdio: a camada externa do coração é uma delgada lâmina de tecido seroso. O epicárdio é contínuo, a partir da base do coração, com o revestimento interno do pericárdio, denominado camada visceral do pericárdio seroso.
O coração e os vasos sanguíneos constituem o sistema cardiovascular (circulatório). O coração bombeia o sangue para os pulmões para que ele possa receber oxigênio e depois bombeia o sangue rico em oxigênio para o corpo.
O átrio direito recebe sangue venoso proveniente do miocárdio por meio do seio coronário. Quando o sangue retorna ao coração através de veias do corpo, ele entra no átrio direito de onde é impulsionado para dentro do ventrículo direito. É bombeado para os pulmões por meio do tronco pulmonar.
1- O sangue do corpo vai para o coração pelas veias, que terminam no átrio direito. 2- Do átrio direito, ele vai para o ventrículo direito. 3- O ventrículo direito tem muito músculo, então ele empurra o sangue para os pulmões, que recebe o oxigênio e libera o gás carbônico para o ar.
O coração é uma bomba que leva o sangue pelo corpo através de um labirinto de veias e artérias. O sangue abastece cada célula de suprimentos essenciais para a vida e recolhe tudo que é descartado pelos músculos. Ele dá o impulso que faz o sangue circular. O coração pode acelerar ou reduzir o ritmo de toda a circulação.