Não existe diferença entre esses dois termos que representam o valor recebido por um empregado. O termo holerite é mais comum em São Paulo, enquanto contracheque é o termo mais utilizado no restante do país.
Holerite é um documento que demonstra todos os recebimentos de um funcionário em uma empresa durante um determinado período.
O que deve obrigatoriamente constar no holerite?
Também conhecido como contracheque, o holerite é o documento exigido pela legislação para demonstrativo de tudo o que está sendo pago ou descontado de um funcionário. Ou seja, impostos, contribuições previdenciárias e sindicais, abonos, gratificações… Tudo isso deve ser registrado de forma clara para o colaborador.
O holerite, também chamado de contracheque, é um documento emitido pelo empregador onde se demonstram os vencimentos de um trabalhador assalariado, como o salário no mês vigente; os descontos, como os vales, encargos, impostos, pensões etc; e os acréscimos, como salário-família, auxílio-enfermidade, gratificações etc.
Como funciona o holerite online? As informações apresentadas no documento digital são as mesmas de um holerite físico. Inclusive, o colaborador tem a opção de fazer a sua impressão, caso precise utilizá-lo para qualquer tipo de transação.