Abstenção de determinados desejos ou prazeres, principalmente os de cariz sexual; 2.
"A continência é um sinal de respeito tipicamente militar, um cumprimento. O cumprimento de aperto de mão começou para mostrar a mão desarmada; a continência é um ponto diferente, mostra respeito a quem admiramos, respeitamos.
Quando um militar alcança um superior em marcha no mesmo sentido elle faz a continencia ao chegar á altura delle e durante cinco passos a contar dahi; si é o superior que alcança um subordinado em marcha no mesmo sentido, elle o encara nessa occasião, o subordinado faz a Page 3 continencia durante cinco passos.
A origem dessa saudação militar remonta à Idade Média, inicialmente como sinal de respeito usado apenas para os reis. ... Os militares franceses, por exemplo, até hoje cumprimentam-se com a palma da mão voltada para a frente – já os brasileiros batem continência à moda prussiana, com a palma da mão para baixo.
Significado de Continência substantivo feminino Estado de uma pessoa que se abstém de todo prazer carnal. Moderação nas palavras e nos gestos.
Teem direito à continência: a) A Bandeira Nacional: 1º Ao ser içada ou arriada nas fortalezas, repartições públicas e nos fortes, navios de guerra, edifícios militares, segundo as normas estabelecidas no Cerimonial Militar e no Cerimonial Marítimo. 2º Quando conduzida por tropa.
Continência é a saudação militar e uma das maneiras de manifestar respeito e apreço aos seus superiores, pares, subordinados e símbolos, como a bandeira nacional, por exemplo. Ela deve ser feita em pé, com a movimentação da mão direita até a cabeça, com a palma da mão para baixo, e pode ser individual ou da tropa.
1 - Continencia é a saudação militar. Ela é o sinal de respeito dado pelo militar individualmente a seus camaradas - superiores, iguais ou subordinados - ás autoridades, á Bandeira ou Hino Nacional, á tropa, na conformidade dêste regulamento, ou dado coletivamente pela tropa nas mesmas condições.
69. Mesmo à paisana, o militar é obrigado a cumprimentar o seu superior. ... Para saudar às pessoas de suas relações, civis, senhoras e prelados, o militar fardado não se descobre e faz a saudação levando a mão direita à cobertura como na continência. 71.
O uso da continência entre os militares alude aos gestos criados pelos cavaleiros medievais. Frutos de uma sociedade isolada e tementes às terríveis invasões bárbaras, os cavaleiros eram um dos mais notórios integrantes do mundo feudal.