A contenção mecânica é uma medida terapêutica que deve ser usada de forma adequada e específica para que surta o efeito desejado, de maneira segura e eficaz, evitando danos aos pacientes e aos profissionais envolvidos na técnica.
Quais são os tipos de contenção?
TIPOS DE CONTENÇÃO
Contenção Física (manual)
Contenção Química (medicamento)
Contenção Mecânica (faixas, camisa de força)
Escolta.
Isolamento.
Quais os cuidados devem ser tomados ao realizar uma contenção física?
A imobilização dos membros superiores não deve impedir o acesso venoso, sendo necessário, às vezes, para a administração de fluídos ou medicamentos que podem ser usados mesmo após a contenção física. Após a contenção, o paciente deve ser revistado em busca de armas ou drogas.
Quando é necessária a contenção mecânica?
§ 1º Quando em contenção mecânica, há necessidade de monitoramento clínico do nível de consciência, de dados vitais e de condições de pele e circulação nos locais e membros contidos do paciente, verificados com regularidade nunca superior a 1 (uma) hora.
Quais são os dispositivos para a contenção mecânica?
Existe atualmente no mercado diversos dispositivos próprios para a contenção mecânica, a fim de ocasionar segurança e conforto ao paciente, portanto, quando não se tem estas tecnologias, o uso de lençóis e ataduras de crepe são empregadas como dispositivos temporários para a contenção mecânica.
Quais os tipos de contenção física?
TIPOS DE CONTENÇÃO Contenção Física (manual) Contenção Química (medicamento) Contenção Mecânica (faixas) Escolta Isolamento CONTENÇÃO FÍSICA / CONTENÇÃO MECÂNICA Alguns autores entendem que contenção física e contenção mecânica são sinônimos (COREN – SP, 2009; PAES et all, 2009). Contenção Física na História
Quais são os casos de contenção mecânica de pacientes?
Art. 5º Todos os casos de contenção mecânica de pacientes, as razões para o emprego e sua duração, a ocorrência de eventos adversos, assim como os detalhes relativos ao monitoramento clínico, devem ser registrados no prontuário do paciente.