RDB, ou Recibo de Depósito Bancário, é um tipo de investimento de renda fixa de baixo risco. O rendimento do RDB está atrelado ao CDI, uma taxa comum no mercado financeiro . ... Desde julho de 2019, o cliente tem a opção de aplicar no RDB do Nubank e receber o mesmo rendimento de 100% do CDI.
Basicamente, o RDB é uma forma de emprestar seu dinheiro ao Nubank: a empresa pagará juros para você no equivalente a 100% do CDI. "Justamente por poder ser misturado ao nosso patrimônio, essa modalidade de depósito oferece a proteção do FGC", explica a empresa.
O recibo de depósito bancário (RDB) ainda está entre os menos populares. Ele consiste em um título de crédito emitido por instituições financeiras que desejam captar recursos para viabilizar suas atividades — como a oferta de crédito para outros clientes.
RDB, ou Recibo de Depósito Bancário, é o termo técnico para a nova opção de aplicação na conta do Nubank. Ele é um tipo de investimento de renda fixa de baixo risco. Assim como outros tipos de investimento de renda fixa, o rendimento do RDB também está atrelado ao CDI. Ou seja: ele rende uma porcentagem do CDI.
Para fazer isso, basta acessar o menu clicando no seu nome no topo da tela do app e ir até Configurar NuConta>Opções de Depósito. Ali você poderá desativar a opção do RDB, o que o fará com que os novos depósitos voltem a ser feitos em Tesouro Selic.
Por ser um investimento de renda fixa, o RDB é conservador e, portanto, seguro. O risco que se corre é de uma possível falência da instituição financeira. De todo modo, isso é difícil de acontecer. Outro fator positivo é a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
A NuConta, conta digital do Nubank, trouxe mais uma novidade: a possibilidade de transformar a aplicação em um RDB, um investimento de renda fixa com garantia do FGC. O rendimento dessa aplicação hoje é de 100% do CDI. Ou seja: 6,4% ao ano.