A consolidação de balanços trata de um conjunto das demonstrações financeiras de um grupo empresarial, ou seja, de uma empresa e suas afiliadas. Com essa prática, é possível acompanhar a saúde financeira e o status geral de um grupo de organizações.
Fazer a consolidação de balanços nada mais é do que somar os saldos das contas semelhantes dos Balanços Patrimoniais da Controladora e Controladas, e eliminar (zerar) os saldos das contas que representam transações entre elas.
Uma consolidação consistente exige a eliminação dos saldos existentes ou transações realizadas entre as empresas do grupo. O procedimento de exclusão das operações entre as empresas participantes do grupo deve ser efetuado no Balanço Patrimonial e na Demonstração do Resultado do Exercício.
A partir de quando uma entidade deve (ou não deve) efetuar a consolidação? A entidade controladora deve consolidar as demonstrações contábeis da entidade investida no momento que que "obtiver o controle da investida".
A Consolidação de Demonstrações Contábeis (ou simplesmente Consolidação de Balanços) são as demonstrações financeiras combinadas de uma empresa e suas subsidiárias. Ela permite avaliar a saúde geral de um grupo inteiro de empresas ao invés de somente a posição de uma empresa.
Demonstrações contábeis consolidadas são as demonstrações contábeis de uma entidade econômica apresentadas admitindo-se que sejam uma única entidade.
De forma bastante prática: Consolidar os balanços de várias empresas consiste em somar os saldos das contas contábeis semelhantes, dos balanços patrimoniais das empresas controladora e suas controladas, e eliminar os saldos das contas que representam transações entre elas.
De acordo com a norma devem ser eliminados "os valores dos investimentos da controladora em cada controlada e o correspondente valor no patrimônio líquido da controlada", bem como "os saldos de quaisquer contas decorrentes de transações entre as entidades incluídas na consolidação".
A prestação de contas realizada pela Consolidação Contábil envolve:
Os procedimentos estabelecidos para a consolidação orientam a entidade no sentido de combinar as demonstrações contábeis da empresa-mãe e de suas subsidiárias linha a linha, adicionando idênticos ativos, passivos, capital próprio, receitas e despesas, devendo, ainda, ser adotados os seguintes procedimentos: I - ...