Uma definição simples de autoplágio é usar a própria pesquisa anterior e apresentá-la para publicação como algo novo e original. ... Deve-se notar que a publicação pode ser salami sem cometer autoplágio, mas isso também é uma falta de ética de outro tipo.
Para evitar qualquer caracterização de autoplágio, o uso de textos e trabalhos anteriores do próprio autor deve ser assinalado, com as devidas referências e citações. O autor deve assegurar-se da correção de cada citação e que cada citação na bibliografia corresponda a uma citação no texto do manuscrito.
Quando o autor citar a si mesmo, não deve chamar atenção com expressões tais como "no meu livro tal". Todas as citações devem receber aspas, sendo necessária a identificação do citado, ano de publicação e página da obra consultada. As citações de até 03 linhas devem receber aspas.
Um truque desonesto utilizado por pesquisadores para inflar o impacto de sua produção científica é o abuso da autocitação. Isso ocorre quando o autor, ao escrever um artigo, menciona sem necessidade vários de seus trabalhos anteriores, a fim de aumentar o número de citações.
PLÁGIO É CRIME? Além de ser uma atitude antiética, o plágio em trabalhos acadêmicos é crime. A Lei 9.610, de 1998, foi criada para regular os direitos autorais tanto artísticos quanto acadêmicos. ... Segundo o Código Penal (artigo 184), o plagiador está sujeito a multa e até a detenção, de três meses a um ano.
Autoplágio nada mais é do que o autor do trabalho utilizar um trecho de um outro trabalho feito por ele, como se este trecho fosse "novo", sem citar a si mesmo. Como assim? Ocorre quando o autor copia trechos próprios, geralmente já publicados e conhecidos, como se fossem inéditos ou originais.
A melhor forma de evitar o plágio é mencionar o autor do qual as ideias usadas se originam assim que uma ideia for usada.
Para evitar o plágio, o pesquisador deve citar, tão logo utilize a ideia de terceiros, qual a fonte de pesquisa de onde aquela ideia foi extraída. Há basicamente duas formas de citação, a direta e a indireta.
Autoplágio é fazer plágio de si próprio, copiando trechos seus e os distribuindo em diferentes mídias como se fossem originais. Por definição, "consiste na apresentação total ou parcial de textos já publicados em artigos científicos pelo mesmo autor, sem as devidas referências aos trabalhos anteriores".
A melhor forma de evitar o plágio é mencionar o autor do qual as ideias usadas se originam assim que uma ideia for usada.