As conjunções coordenativas são palavras que ligam duas orações ou termos da oração com a mesma função. ... As orações coordenadas são independentes entre si, ou seja, possuem significado singular, mesmo que ligadas pela conjunção. Veja o exemplo: A lua surgiu e as estrelas inundaram o céu de luz.
O que significa a conjunção e?
Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. As conjunções que relacionam orações independentes ou sintaticamente equivalentes são chamadas de conjunções coordenativas. ...
O que significa conjunção aditiva?
Conjunções aditivas – expressam ideia de adição: e, nem, não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... ... Conjunções conclusivas – são palavras que representam consequência ou como o nome já sugere, conclusão: logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim.
Qual o significado da palavra conjunção?
Conceito e Significado de Conjunção: Conjunção significa ligação, união, junção. ... Língua Portuguesa; Significado de Conjunção. O que é Conjunção: Conjunção significa ligação, união, junção. Gramaticalmente, conjunção é a palavra invariável que tem por função ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical.
Quais são as ocorrências da conjunção?
São Paulo: Planeta, 2008.) Sobre as ocorrências da conjunção mas no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Em Mas o uso que dele se faz é horrível, a conjunção inicia oração com sentido de oposição ao que foi dito anteriormente em que o autor fala de forma positiva do data show.
Qual o sentido da conjunção "mas"?
( ) Nas três ocorrências da conjunção "mas", o sentido apresentado é o mesmo: oposição a alguma ideia já exposta no texto. Assinale a sequência correta. Alternativa C. Nas três ocorrências indicadas, a conjunção "mas" inicia um período que se contrapõe ao período anterior, podendo ser substituída apenas por conjunções adversativas.
Quais são as Conjunções temporais?
Conjunções Temporais Iniciam orações subordinadas que dão ideia de tempo: logo que, antes que, quando, assim que, sempre que. Exemplo: Quando as férias chegarem, viajaremos.