Introdução: O conhecimento pedagógico embasa o professor no processo ensino-aprendizagem com pressupostos que são utilizados no alcance de metas reais palpáveis, a partir da adoção do conjunto de ideias constituído por teorias educacionais e tendências pedagógicas que direcionam a aprendizagem a diferentes estágios.
a importância dos conhecimentos didáticos para despertar o interesse dos alunos. ... Faz-se necessário relembrar que o saber pedagógico é imprescindível no processo de ensino- aprendizagem, auxiliando não somente o aluno, mas também o professor, que se conscientizará sobre o desenvolvimento de sua prática docente.
Dentre estes, o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK, na sigla em inglês), representa o conhecimento que os professores utilizam no processo do ensino, distinguindo o professor de uma dada disciplina de um especialista dessa disciplina e tem sido considerado um modelo frutífero para a investigação sobre os ...
Conteúdo é o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante. Pode ser classificado como conceitual (que envolve a abordagem de conceitos, fatos e princípios), procedimental (saber fazer) e atitudinal (saber ser).
O saber curricular é compreendido como o conjunto de conteúdos que norteiam as orientações didáticas da construção de competências e habilidades, acordados com o nível de desenvolvimento cognitivo e psicossocial dos alunos.
Dito de forma resumida, o currículo é a organização do conhecimento escolar. Essa organização do currículo se tornou necessária porque, com o surgimento da escolarização em massa, precisou-se de uma padronização do conhecimento a ser ensinado, ou seja, que as exigências do conteúdo fossem as mesmas.
os saberes pedagógicos são imprescindíveis no processo ensino aprendizagem, uma vez que a principal função do professor é levar o aluno ao conhecimento, tornando-o uma pessoa crítica, autônoma e responsável, num processo de construção de novos saberes e, principalmente, da dignidade e auto-estima do aluno.
Através da relação professor-aluno, o aluno é motivado a construir seu conhecimento, pois o professor entende que ensinar é respeitar os saberes dos alunos e suas diferenças para proporcionar novas articulações com novos saberes.
Resposta: Dogmatismo, Ceticismo, Subjetivismo e relativismo, Pragmatismo, e Criticismo. ... Dogmatismo: Não existe um problema no conhecimento, pois o sujeito pode claramente conhecer o objeto exatamente da forma que ele é.
Conhecimentos pedagógicos: veja conceitos e práticas