Condromalácia ou Condropatia Patelar é uma doença que acomete os joelhos com muita frequência. O termo condromalácia significa "amolecimento da cartilagem". Ela ocorre por um excesso de pressão entre a cartilagem da tróclea femoral e a cartilagem da patela. Já o termo condropatia se refere à cartilagem doente.
Grau 1 – amolecimento da cartilagem sem fissuras. Grau 2 – presença de fissuras que atingem a camada superficial (menor que 50% da espessura da cartilagem). Grau 3 – presença de fissuras profundas que atingem mais que 50% da espessura da cartilagem.
Uma pessoa que sofreu uma ruptura de um dos ligamentos do joelho pode desenvolver instabilidade crônica (falseio), que leva a um contato anormal da cartilagem do joelho, iniciando uma Condropatia.
A condromalácia patelar é classificada em 4 graus:
A cirurgia para a condromalacia patelar é realizada por via artroscópica e visa restabelecer a uniformidade da superfície articular, tratar a reação inflamatória da membrana chamada sinóvia, reduzir o volume do coxim gorduroso que fica abaixo da patela (também chamado de gordura de hoffa), e realizar o realinhamento ...
A condromalácia representa um amolecimento da cartilagem que reveste a patela (rótula) e que ocorre em decorrência do aumento da pressão de contato entre a patela e a tróclea, que é um sulco sobre o qual ela fica apoiada.
Como é feito o tratamento O tratamento para condromalácia depende da causa e grau do desgaste da cartilagem, podendo ser indicado pelo ortopedista o uso de remédios, realização de exercícios de fortalecimento do músculos da perna, sessões de fisioterapia e, nos casos mais graves, realização de cirurgia.
Converse com seu médico. Em alguns casos de pequenas lesões grau IV existe a possibilidade de transferência osteocondral (chamada de mosaicoplastia).
As lesões de cartilagem (condrais) podem ser graduadas de acordo com a gravidade de 0 a 4. As lesões grau 4, então, são aquelas em que ocorreu desgaste completo da cartilagem, colocando a articulação em contato direto com a superfície óssea. As lesões de cartilagem são de difícil tratamento.