Uma proteína monoclonal é produzida pelas células anormais, cancerígenas ou pré-cancerígenas. É chamada de proteína monoclonal porque existe um único clone, um monoclone de "células cancerígenas", produzindo essa proteína.
Uma gamopatia monoclonal de significância indeterminada é um acúmulo de anticorpos monoclonais produzido por plasmócitos anormais, mas não cancerosos. Os plasmócitos se desenvolvem a partir de células B (linfócitos B), um tipo de glóbulo branco que normalmente produz anticorpos (imunoglobulinas).
Fiz um exame de sangue , todos os valores das imunoglobulinas estão dentro dos valores de referência, porém o resultado foi: presença de componente monoclonal igg/ kappa. O que quer dizer isso? Trata-se de um tipo de imunoglobulina de cadeia leve (um tipo de proteína que o corpo pode estar produzindo em excesso).
Auxilia no diagnóstico de paraproteinemias como: doenças proliferativas e macroglobulinemias. Neste processo também é possível avaliar quantitativamente as concentrações de IgG, IgM, IgA, Kappa e Lambda.
Gamopatia Monoclonal de Significado Indeterminado (GMSI), conhecida pela abreviação do termo inglês "Monoclonal Gammopathy of Undeterminated Significance" (MGUS) é uma desordem clonal pré-maligna, classificada a depender do tipo de imunoglobulina envolvida, como IgM, não IgM ou cadeia leve.
Gamopatia monoclonal de significado indeterminado. Algumas pessoas com MGUS irão, eventualmente, desenvolver mieloma múltiplo, linfoma ou amiloidose. O risco é maior em pessoas com níveis de proteína elevados. Os pacientes com MGUS não necessitam de tratamento, mas devem ser acompanhados clinicamente.
A gamopatia monoclonal de significado indeterminado (GMSI) é uma doença pré-maligna rara assintomática, definida por uma concentração de imunoglobulina monoclonal no soro menor que 3 g/dL e uma proporção de células plasmocitárias na medula óssea menor que 10%, na ausência de lesões líticas ósseas, anemia, hipercalcemia ...