Bem complexa é a organização da sociedade humana – entrecruzados e interdependentes são processos dinâmicos manifestados no nosso planeta, no nosso sistema solar e no Universo. ... Tão complexa que a ciência contemporânea pode ver apenas uma pequena fração dessa abundante COMPLEXIDADE.
De acordo com o Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa, complexidade significa "qualidade do que é complexo". Mas, o que é complexo? O mesmo dicionário informa: (1) que abrange ou encerra muitos elementos ou partes, (2) observável sob diferentes aspectos e (3) confuso, complicado, intricado.
Assim, continua o autor, o organismo humano passa a ser entendido em sua unidade interna, em seu escopo social e em sua ligação com o cosmos, dimensões imprescindíveis para uma compreensão não fragmentária do desenvolvimento humano. ...
Morin constrói a partir da derrocada do modelo iluminista do fracionamento da realidade para entendê-la, um método que procura elucidar a profundidade do pensamento complexo, a possibilidade de um conhecimento polissêmico, um feixe, inter, multi e transdiciplinar. ...
A complexidade pode ser definida pela QUANTIDADE de PEÇAS de um sistema conectadas umas nas outras. Voltando ao exemplo do seu corpo, seu cérebro possui aproximadamente 86 bilhões de neurônios.
2 O paradigma da complexidade Em se tratando de um paradigma, Morin (1992) aborda que um paradigma é um conjunto de relações fundamentais de associação e/ou oposição entre um número restrito de noções entre as relações que comandam, bem como, controlam todos os pensamentos, discursos e até mesmo teorias.
Obras complexas são resultados de projetos desafiadores e que demandam grandes intervenções relacionadas a construções de grande porte ou necessitem de infraestruturas avançadas.
Segundo Frederic Munné (1995), a Teoria da Complexidade mostra que a realidade é não- linear, caótica, fractal, catastrófica e fuzzy (difusa) e deve ser vista de forma não somente quantitativa, mas, principalmente, qualitativa. A realidade é inacabada, é um eterno e caótico fluir.
Primeira conclusão: o ser humano é complexo e paradoxal A razão, a emoção e a paixão são necessárias e insuficientes. Relacionar tudo isso é essencial. A contribuição do pensamento complexo é de salientar que pode ser aceito tudo o que parecer contraditório e paradoxal. Por exemplo: não há autonomia sem dependência.