A Complacência é definida como a variação de volume pulmonar para cada unidade de variação na pressão transpulmonar (C = ∆V/∆P). A complacência é a forma com que o parênquima pulmonar consegue acomodar o volume de ar que entra e sai dos pulmões a cada ciclo respiratório.
As medidas de mecânica pulmonar foram obtidas a partir dos seguintes cálculos: complacência dinâmica Cdin = VC / PPI - PEEP; complacência estática Cest = VC / Pplato - PEEP, resistência das vias aéreas Raw = PPI - Pplato / fluxo inspiratório.
Você sabe o que é Pendelluft? É o movimento transitório de ar entre regiões pulmonares, onde há subtração de ar de uma área para outra. Usualmente, este efeito ocorre quando há esforço espontâneo associado à colapso alveolar.
A mecânica respiratória é a utilização de oxigênio e produção de gás carbônico através de diferença de pressões onde o ar entra e sai do sistema respiratório, através com o mecanismo de bombas. O mecanismo bombeador são os músculos da respiração.
Entende-se por resistência das vias aéreas (RVA) o grau de dificuldade que o fluxo de ar tem para se movimentar através das vias aéreas, sendo esse um parâmetro importante na avaliação funcional pulmonar.
Pressão intrapleural: É a pressão encontrada na cavidade pleural. Essa pressão é negativa; isso causa a aderência entre as pleuras. Quando essa pressão se torna mais negativa, o pulmão tende a se expandir. Quando essa pressão se torna menos negativa (mais ainda assim negativa) o pulmão tende a se retrair.
Frequência respiratória (f) - Número de ciclos respiratórios que o paciente realiza em um minuto. Volume minuto (MV) – Volume total de gás mobilizado durante um minuto, sua fórmula é MV = f x VT.
Valor Normal: 4 a 10 cmHO/l.s . Manter Rva < 20 cmHO/l.s nas doenças obstrutivas. Volume corrente (ml) / (P. de pausa – PEEP) (cmH2O). Valor habitual: 50 a 80 ml/cmH2....Fórmulas e cálculos em Ventilação Mecânica.Troca GasosaParâmetroComentários/RecomendaçõesAjuste da frequência respiratória (f)f alvo = f atual * PaCO2 atual / PaCO2 alvo.
Titule a PEEP de acordo com a complacência máxima, ou seja, defina a PEEP que atinge a maior complacência estática (isso tem a vantagem de ser personalizado para cada paciente específico); Defina a PEEP ligeiramente acima do ponto de inflexão inferior da curva de pressão/volume (evitando assim a atelectasia cíclica);