A comparação é uma figura de linguagem em que se percebe a analogia explícita entre dois ou mais termos, pois está sempre acompanhada de uma conjunção ou locução conjuntiva comparativa. A comparação é feita entre dois ou mais elementos. Veja os exemplos a seguir: Fábio é mais velho do que Plínio.
metáfora. metonímia. catacrese. perífrase (ou antonomásia)
Gramática. A comparação (ou símile) ocorre no processo de aproximação dos elementos de universos diferentes por meio de nexos comparativos (como, tal, qual, assim como, semelhante a, semelhante ao etc.). ... Também podem ocorrer as símiles híbridas, ou seja, a ocorrência de comparação e metáfora em um mesmo enunciado.
A comparação é feita ao se criar uma analogia entre dois termos baseada em semelhanças. Essa analogia deve ter um conector que indique o paralelo que se faz entre os dois elementos. Veja: "Ela foi rápida feito um trem."
Exemplo: "Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu" ou "Meu filho joga futebol como o Pelé". Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: "Os seus olhos são estrelas no céu" ou "Meu filho é o Pelé no futebol".
A comparação usa alguns termos de conexão para comparar características entre dois ou mais elementos. ... A metáfora é um tipo de comparação implícita, sem termo comparativo, estabelecendo uma relação de semelhança, usando termos com significados diferentes do habitual. Por exemplo: A menina é um doce!
A perífrase é um exemplo de "fazer rodeios", ou seja, não ser direto e objetivo. Normalmente, a perífrase é formada por uma expressão que reúne características ou qualidades que descrevem a palavra que o locutor deseja referir. Exemplo: "A cidade luz é bela", neste caso, a chamada "cidade luz" é uma referência a Paris.
A comparação ou símile é uma figura de linguagem que se constitui pelas relações entre as palavras. Isto é, um recurso da linguagem que altera os sentidos de uma expressão e classifica-se como uma figura de palavra.
A símile, ao invés da metáfora, aponta uma semelhança específica e objetiva entre dois elementos. Nesse caso, o exemplo ideal seria: "Thais é delicada como uma flor".
Os dez mandamentos para análise de textos