O conceito de comparabilidade adotado por esta pesquisa é a dos órgãos reguladores da contabilidade o FASB e o IASB: Comparabilidade é a característica qualitativa que permite aos usuários identificar e compreender as similaridades dos itens e as diferenças entre eles.
d) comparabilidade - deve possibilitar ao usuário o conhecimento da evolução entre determinada informação ao longo do tempo, numa mesma entidade ou em diversas entidades, ou a situação destas num momento dado, com vistas a possibilitar o conhecimento das suas posições relativas.
Comparabilidade – a informação numa Demonstração Contábil precisa ser comparável ao longo do tempo, e também em relação às Demonstrações Contábeis de outras entidades.
A verificabilidade significa que diferentes observadores, cônscios e independentes, podem chegar a um consenso, embora não cheguem necessariamente a um completo acordo, quanto ao retrato de uma realidade econômica em particular ser uma representação fidedigna.
É a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos. A comparabilidade não é uma qualidade de item individual de informação, mas, antes, a qualidade da relação entre dois ou
informação.As informações contábeis ajudam a ter conhecimento de tudo que se passa em um negócio. ... Relatórios como o balanço patrimonial e o Demonstrativo de Resultados (DRE) trazem informações seguras. Essas informações colaboram não só para a administração como também para a tomada de decisão.
A comparabilidade é importante para identificação e compreensão de similaridades e diferenças entre itens. O conceito de comparabilidade não se confunde com o de consistência ou de uniformidade. A consistência se refere ao uso dos mesmos métodos para os mesmos itens, de um período para outro.
O Princípio da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, a tempestividade e a integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.
A característica da comparabilidade, na informação contábil-financeira, consiste na possibilidade de que a informação da entidade seja comparada com: - informação similar sobre outras entidades e - informação similar sobre a mesma entidade, para outro período ou data.
Além disso, a informação contábil-financeira pode ser melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível. Portanto, as características qualitativas de melhoria são: COMPARABILIDADE, VERIFICABILIDADE, TEMPESTIVIDADE e COMPREENSIBILIDADE.