"Corpus Christi" é uma expressão em latim, que significa "corpo de Cristo". A data também é conhecida como "Corpus Domini" ("corpo do Senhor", em português), e tem o objetivo celebrar a eucaristia (sacramento católico que relembra a Última Ceia).
No Dia de Corpus Christi, a Igreja Católica, no mundo inteiro, celebra o Mistério da Eucaristia e o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A celebração é uma referência à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição da Eucaristia, durante a Última Ceia de Jesus Cristo com os Apóstolos.
Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.
De novo: como o Carnaval (e a Páscoa), a data de Corpus Christi muda todo ano e não é fixa como outros feriados. Isso ocorre porque o feriado de Corpus Christi depende da data estipulada para a Páscoa - a partir daí contam-se 60 dias para frente para definir a data do Corpus Christi.
Na tradição protestante, durante a celebração da Ceia do Senhor ou Eucaristia traz-se à memória o ensino de Jesus Cristo de que a Igreja não poderia se esquecer que Ele entregou o seu corpo e sangue na cruz por toda a humanidade a fim de redimi-la e reconectá-la com Deus.
A prática surgiu em na região dos Açores em Portugal no século XIII e foi introduzida no Brasil no período colonial, sendo rapidamente difundida por toda a colônia e hoje é uma prática dos católicos em todos os estados brasileiros. ... Em Portugal a procissão do Corpus Christi sempre foi tradição.
Hoje é celebrado o Dia de Santo Antônio, um dos santos mais populares da Igreja Católica, padroeiro dos pobres e com fama de casamenteiro.
Para o católico, não é feriado, mas sim um dia santo de guarda, de recolhimento, oração, de voltar-se para Deus. A igreja ensina que o católico deve buscar voltar-se para Deus o máximo que conseguir, e evitar atividades que não são voltadas para Deus.