O que é Sexta-feira da Paixão: Sexta-feira da Paixão ou Sexta-feira santa é um feriado religioso comemorado pelos cristãos, simbolizando o dia da morte de Jesus Cristo, e faz parte das festividades da Páscoa, que simboliza a ressurreição do Messias.
O rito romano não prevê a celebração de missas entre a Missa da Ceia do Senhor na noite da Quinta-feira Santa e a Vigília Pascal, exceto por autorização especial da Santa Sé ou do bispo local. O único sacramento celebrado neste período é o batismo para os que estão à beira da morte, a confissão e a unção dos enfermos.
A Semana Santa é um momento sagrado para os cristãos. Nela se comemoram os mistérios da salvação a partir da recordação da última semana da vida de Jesus Cristo. ... O Tríduo Pascal é o momento mais importante da Semana Santa, já que representa a salvação humana e a renovação da vida.
O que não pode fazer na Sexta-feira Santa?
A Igreja Católica amanhece em luto às Sextas-feiras Santas. Sempre foi assim: nada de missas, os sacrários ficam vazios e os santos são cobertos com panos da cor roxa. É que neste dia, os fieis lembram a prisão, crucificação, morte na cruz e sepultamento de Jesus Cristo.
Celebrações no estado de SP Celebrações religiosas, como missas e cultos, estão proibidos de ocorrer presencialmente em todo o estado de São Paulo até o dia 11 de abril, inclusive no feriado de Páscoa, que começou nesta sexta-feira (2) e vai até este domingo.
Semana Santa: como celebrar e 10 sugestões do que comer
Em 2021 a Semana Santa começa no dia 28 de março (Domingo de Ramos) e termina em 4 de abril (Domingo de Páscoa). Na sexta-feira santa, dia 2 de abril, é feriado em muitos municípios. Essas datas são móveis. ... A Semana Santa representa três momentos: Paixão (martírio), Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.