O Senhor do Bonfim, uma representação de Jesus Cristo, é alvo de grande devoção, sobretudo em Salvador, capital do estado da Bahia. ... No caso do Senhor do Bonfim, a devoção é realizada sob a imagem de Jesus Cristo crucificado. Acesse também: Conheça a história dos três reis magos que visitaram Jesus em seu nascimento.
Nesse dia, que em 2020 cai em 16 de janeiro, milhares de fiéis se reúnem na Cidade Baixa, em Salvador, para participar de missas e de uma das maiores caminhadas religiosas do estado, que ocorre entre a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, e a Colina Sagrada, no Bonfim.
Hoje, segunda 5ª-feira de janeiro, seria o dia da Lavagem do Bonfim, uma das maiores manifestações religiosas do País e que movimenta milhares de baianos em direção à Colina Sagrada.
Segundo relatos históricos, a lavagem começou com os moradores da região que lavavam a igreja para deixá-la pronta para a Festa do Bonfim, realizada pelo catolicismo no segundo domingo após o Dia de Reis. A "faxina" do templo religioso acontecia três dias antes da festa, numa quinta-feira.
Bonfim 2021: saiba como acompanhar a programação nesta quinta-feira. Com a pandemia, a festa do Senhor do Bonfim, nesta quinta-feira (14), será sem a tradicional lavagem das escadarias que atrai milhares de baianos.
A lavagem festiva acontece com a saída, pela manhã da quinta-feira, do tradicional cortejo de baianas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, o qual segue a pé até o alto do Bonfim, para lavar com vassouras e água de cheiro as escadarias e o átrio da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim.
Isso porque tinham exatamente 47 centímetros, a medida do braço direito da estátua do Senhor do Bonfim! A festa religiosa e "profana" mais importante da Bahia, a "Lavagem do Bonfim" acontece, todos os anos, na segunda quinta-feira do mês de janeiro.
Em 2021, Lavagem do Bonfim será online e imagem percorrerá pontos da cidade. A tradicional celebração do Senhor do Bonfim, que acontece na próxima quinta-feira (14), será um ato simbólico e virtual por conta da pandemia da Covid-19.