RIO — Comemorado em 20 de julho no Brasil, o Dia do Amigo foi criado por um argentino. A ideia de celebrar a amizade nesta data partiu do professor de psicologia, músico e dentista Enrique Ernesto Febbraro.
O Dia do Poeta é celebrado anualmente em 20 de outubro. Esta data celebra o profissional, que pode (e deve) ser reconhecido como um artista escritor, que usa de sua criatividade, imaginação e sensibilidade para escrever, em versos, as poesias que faz.
A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.
"A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não comente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outra parte do universo", prossegue o texto.
De fato, no dia 20 de julho de 1866, o vapor Governor Higginson, da Calcutta and Burnach Steam Navigation Company, havia deparado com essa massa em movimento a cinco milhas de distância, a leste do litoral da Austrália.
Zumbi e da Consciência Negra O Projeto de Lei 5228/20 transforma em feriado nacional o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado anualmente no dia 20 de novembro.
Em uma pesquisa sobre a consciência negra, é importante saber que em 1978 ativistas do Movimento Negro Unificado (MNU) se reuniram em Salvador e acordaram que o dia da morte de Zumbi, 20 de novembro, seria celebrado como o Dia da Consciência Negra.
São Sebastião São Sebastião. O santo nasceu em Narbonne; os pais eram oriundos de Milão, na Itália.
Conhecido por ter sido um homem de oração e jejum, além de poucas horas de sono, São Pedro de Alcântara, Santo do Dia 20 de outubro, tinha sempre seu hábito surrado e era um grande pregador.