O aparelho é usado pela Secretaria para medir o fluxo de veículos das vias. Ele mede quantos carros, o peso e a velocidade, mas não serve para multar, já que não identifica o veículo. Com os dados, a secretaria analisa a instalação de lombadas, semáforos ou até mesmo radar no local.
A contagem volumétrica de tráfego é o levantamento de quantos veículos circulam pelo local, na data e hora em que é registrada uma infração. Com isso, se essa informação não aparece na notificação, significa que há falha no modo como a autuação foi feita.
Seu funcionamento é bastante simples e acontece sem qualquer intervenção humana. São três laços detectores em cada faixa de uma via, distantes 3 metros um do outro. Quando um veículo passa, os laços calculam sua velocidade. Se estiver acima do permitido no local, a câmera fotográfica é acionada.
O sistema radar é composto por um sensor, um gerador de pulso e uma antena (Figura 4). As imagens são formadas a partir do envio de um pulso (através do gerador de pulso associado a antena) em direção a superfície, que é refletido e retorna ao sensor.
O radar de velocidade é uma tecnologia utilizada pelos órgãos de trânsito para controlar a velocidade de circulação dos veículos, a fim de coibir os excessos de velocidade nas vias, ruas, rodovias.
CONTAGENS DE 24 HORAS: Contagens que se iniciam à zero hora e termina às 24 horas. PERÍODOS DE CONTAGENS VOLUMÉTRICAS CONTAGENS DE 16 HORAS: Efetuadas normalmente das 6 às 22 horas. Esse período contém a maioria do fluxo diário. CONTAGENS DE 12 HORAS: Normalmente das 7 às 19 horas.
- As contagens de 24 horas devem ter início à zero hora de um determinado dia da semana da qual se pretende identificar o tráfego. - Contagens de 16 Horas - Normalmente das 6 às 22 horas. Esse período contém a maioria do fluxo diário. - Contagens de 12 Horas - Normalmente das 7 às 19 horas.
Os chamados radares "inteligentes" usam tecnologia OCR para leitura das placas. Com isso, não é feito somente o monitoramento da velocidade, mas os equipamentos fazem a leitura das placas e emitem os dados para uma central do DER conectada com o banco de informações da polícia.
Radares Inteligentes