Taxa de colesterol no sangue.
substantivo masculino Tipo de substância, lipídio responsável pelo armazenamento de energia, presente em todas as células do corpo humano e cujo excesso pode provocar doenças cardiovasculares. Etimologia (origem da palavra colesterol). Do inglês cholesterol.
A hipercolesterolemia ocorre quando há um nível elevado de colesterol total na corrente sanguínea. É o resultado de altos níveis de lipoproteína de baixa densidade ( LDL ) em comparação com o colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL). Estes são os dois principais grupos de colesterol.
Há dois tipos de Hipercolesterolemia Familiar: Os indivíduos com forma homozigótica da Hipercolesterolemia Familiar tendem a ter colesterol acima de 600 mg/dl e sofrem doenças cardíacas ou coronarianas já na primeira década da vida. Tal condição ocorre quando os dois pais têm o gene defeituoso.
Colesterol limítrofe significa um nível acima do normal, mas ainda não alto o suficiente. O colesterol limítrofe é quando o seu colesterol total está entre 200-239 mg/dL. O seu médico também irá considerar outras coisas, como o quando está o seu colesterol LDL e o seu colesterol HDL.
O que é dislipidemia mista? É o termo empregado quando o exame de sangue detecta que tantos os níveis de colesterol ruim (LDL) quanto os de triglicérides estão elevados.
A descoberta do colesterol remonta a 1784, quando foi isolado a partir de cálculos biliares. A sua designação vem do grego chole (biliar), stereo (sólido).
Coma uma dieta saudável (por exemplo, use coberturas e molhos com baixo teor de gordura e evite alimentos ricos em gordura saturada; coma legumes, frutas e grãos integrais ricos em fibras) Faça exercícios físicos regularmente (o exercício físico é um hábito que pode diminuir os níveis sanguíneos de colesterol) Não fume.