Quando o diâmetro da veia cava inferior diminui em cerca de 50% ou mais com a inspiração (Fig. 13-3C), a pressão do átrio direito é geralmente menor do que 10 mmHg, e aqueles com menos de 50% de colapso inspiratório tendem a ter pressão do átrio direito de 10 mmHg ou maiores [8].
FAC, Variação Fracional da Área; IPM, Índice de Performance Miocárdi- co; PEL, Paraesternal Eixo Longo; PEC, Paraesternal Eixo Curto; AD , átrio direito; VD, ventrículo direito; VSVD, via de saída de ventrículo direito; TAPSE, plano de excursão sistólica do plano do anel valvar tricúspide.
Assim sendo, o valor da PSAP pode ser obtido através da seguinte fórmula: PSAP = 134 – (0.9 x TAC). Padrão da curva espectral do fluxo em artéria pulmonar obtido pelo Doppler pulsátil.
A hipertensão arterial pulmonar (HAP) é essencialmente uma condição hemodinâmica caracterizada pelos seguintes parâmetros: pressão arterial pulmonar média maior do que 25 mmHg em repouso, pressão arterial pulmonar em cunha (considerada como pressão capilar) ou pressão do átrio esquerdo, ou pressão diastólica final de ...
cava inferior forma-se pela confluência das duas v.v. ilíacas comuns, ao nível da quinta vértebra lombar e à direita da linha mediana (ou seja, ligeiramente abaixo e à direita da bifurcação da aorta). As v.v. ilíacas comuns, por sua vez, formam-se pela fusão das v.v. ilíaca externa e interna, de cada lado.
Ela cai para cerca de 8-12 mmHg na virilha, ainda mede cerca de 3-5 (mm/Hg) na cavidade abdominal (intra-abdominal), mas mede cerca de apenas 2 mmHg no átrio direito. Essas pressões são adequadas para o transporte de retorno do sangue.
O ÁTRIO DIREITO recebe sangue da VEIA CAVA SUPERIOR, que recebe sangue da parte superior do corpo, cabeça, braços e parte superior do tórax, e VEIA CAVA INFERIOR, que drena para o CORAÇÃO o sangue proveniente da parte inferior do corpo, pernas, quadril e abdômen.
No corte, 4 câmaras na janela apical alinhamos o cursor com o jato regurgitante. Neste exemplo, o Gradiente Máximo VD-AD é de 25 mmHg. Quando adicionamos a esse gradiente a estimativa da pressão em AD, obtemos a PSAP.
Os critérios diagnósticos são: pressão sistólica da artéria pulmonar (PSAP) > a 30 mmHg e a diastólica (PDAP) > a 15 mmHg , pressão média na artéria pulmonar (PMAP) > 25 mmHg em repouso, ou > 30 mmHg durante o exercício1,2.