A co-gestão é um modo de administrar que inclui o pensar e o fazer coletivo, para que não haja excessos por parte dos diferentes corporativismos e também como uma forma de controlar o estado e o governo. É, portanto, uma diretriz ética e política que visa motivar e educar os trabalhadores.
Com a cogestão, as prefeituras de cada região podem chegar a um acordo e adotar protocolos semelhantes aos da classificação imediatamente anterior — os locais com bandeira preta, por exemplo, podem escolher medidas semelhantes às da bandeira vermelha.
A gestão participativa e a cogestão são potencializadoras da comunicação e das relações entre os diversos atores da produção de saúde, estimulando a mobilização das equipes de trabalho na definição de objetivos comuns que promovam a mudanças desejadas, fomentando os encontros por meio das rodas de conversas, fazendo ...
Assim, o Novo Acordo Ortográfico determina que esse prefixo se separe por hífen apenas dos termos iniciados por "h"; com os demais, une-se por justaposição. Consequentemente, passamos a escrever "coautor", "coedição", "coprodução", "copiloto", "corréu", "corresponsável", "cogestor", "cosseno" etc.
O significado de Cogestão é a gestão compartilhada portanto mais democrática, em que sejam levadas em conta na hora da tomada de decisão, as opiniões dos usuários, população e profissionais da saúde. ...
Cogestão significa a inclusão de novos sujeitos nos processos de gestão. Assim, ela é exercida por um conjunto mais ampliado de sujeitos que compõem a organização, assumindo-se o predicado de que todos são gestores de seus processos de trabalho.
Desde o dia 27 de fevereiro, o Rio Grande do Sul está classificado na bandeira preta do distanciamento controlado para o enfrentamento à Pandemia de COVID-19. ... Desta forma, ao optar pelo sistema de cogestão, o município pode agir sob os protocolos da bandeira imediatamente anterior à da sua classificação.
A adesão à cogestão vai permitir a retomada das atividades econômicas de diversos setores que estavam fechadas devido à vigência da bandeira preta e de protocolos mais rígidos no Estado.
Gestão participativa é o modelo de administração em que todas as pessoas envolvidas em uma atividade terão influência sobre as decisões que se referem ao ambiente de trabalho.
Gestão participativa é uma estratégia transversal, presente nos pro- cessos cotidianos da gestão do SUS, que possibilita a formulação e a deliberação pelo conjunto de atores no processo de controle social. Re- quer a adoção de práticas e mecanismos que efetivem a participação dos profissionais de saúde e da comunidade.