A cladística é definida como um método de análise das relações evolutivas entre grupos de seres vivos, visando elucidar sua genealogia. Os caracteres ancestrais são as características dos seres vivos, tanto plantas quanto animais, que todos os componentes de um determinado grupo possuem.
A cladística ou sistemática filogenética é o sistema de classificação dos seres vivos de acordo com a evolução dos mesmos. Trata-se de um meio de organizar os seres de acordo com suas características evolutivas, com o objetivo de entender as relações entre os organismos.
O cladograma é um diagrama no qual são representadas as relações evolutivas entre os seres vivos. Um cladograma é composto pela raiz, ramos, nós e terminais. A raiz representa um provável grupo ou espécie ancestral. O nó é o ponto de onde partem as ramificações, os ramos.
A Sistemática Filogenética é uma metodologia de classificação dos organismos que busca refletir a história evolutiva dos grupos e reuni-los com base no grau de parentesco filogenético.
A cladística é um método de classificação que reflete as relações filogenéticas entre os organismos, baseado na análise de caracteres. As classificações cladísticas são em geral traduzidas por cladogramas, que indicam os padrões de evolução.
Sinapomorfia, para a Biologia, são caracteres homólogos apomórficos compartilhados por dois ou mais táxons. É a situação que se observa quando dois táxons apresentam o mesmo caractere, e este representa uma forma derivada apomórfica frente a outra ancestral plesiomórfica.
A Cladística se assenta no princípio fundamental de que os organismos devem ser classificados de acordo com as suas relações evolutivas, ou seja, as espécies devem ser classificadas de acordo com o quão recente é o seu ancestral comum.
[ Biologia ] Sistema de classificação de seres vivos que se baseia em relações filogenéticas ou na sucessão genética das espécies orgânicas.
O cladograma é uma importante ferramenta gráfica utilizada em estudos filogenéticos, e representa as relações evolutivas entre diferentes grupos de organismos como, por exemplo, peixes, mamíferos, répteis e aves.
Partes que compõem um cladograma: raiz, ramos, nós e terminais. terminais nos cladogramas. Os ramos são as linhas do cladograma.