Caso um colaborador que não se adeque as culturas da organização seja contratado, sua postura profissional não será enxergada da melhor maneira, o que pode levar uma difícil decisão, a demissão. O que chamamos de choque cultural, nada mais é do que a diferença entre os valores da organização e do colaborador.
Quando uma pessoa é retirada de um meio cultural a que está acostumada, para viver em um outro país com hábitos, costumes e tradições diferentes, ocorre o chamado Choque Cultural.
Choque cultural é um conceito que caracteriza o fenômeno de estranho que ocorre entre duas culturas, sendo estas representadas por indivíduos ou por grupos sociais. ... Um choque cultural pode, por exemplo, gerar profundo mal-estar, paralisando, desorientando as pessoas.
Não acertar as culturas pode estragar até mesmo a integração de empresas que pareciam combinar perfeitamente. Veja 4 dicas do BCG para que isso não aconteça
Choque Cultural – Quais são as 5 fases?
A identidade cultural é um sistema de representação das relações entre indivíduos e grupos, que envolve o compartilhamento de patrimônios comuns como a língua, a religião, as artes, o trabalho, os esportes, as festas, entre outros.
Encontrar refúgios no local de destino. Muitas vezes, o simples fato de ouvir uma música familiar já é suficiente para tirar o indivíduo do estado de rejeição causado pelo choque cultural. Ainda bem que é possível encontrar locais inspirados no Brasil em praticamente qualquer parte do mundo!
Como evitar o choque cultural?