A Cartularidade aplicada aos Titulo de Créditos trata-se da necessidade do documento em mãos, ou seja, é a existência física do título, a cártula. ... Resumindo o princípio da Cartularidade é a presença real do título de crédito primariamente emitido pelo devedor ao credor.
O princípio da cartularidade nos permite afirmar que o direito de crédito mencionado na cártula não existe sem ela, não pode ser transmitido sem a sua tradição e não pode ser exigido sem a sua apresentação.
Significado de Cártula substantivo feminino Parte de um monumento, quadro etc., que simula uma folha de papel, para inscrição de um dístico; cartela.
Art. 887. O título de crédito, documento necessário ao exercício do direito literal e autônomo nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei. Nesse conceito podem-se extrair os princípios básicos do direito cambial: cartularidade, literalidade e autonomia.
O princípio da cartularidade, também chamado de incorporação por alguns doutrinadores, significa que é indispensável ter a posse do documento original para o exercício do direito ao crédito, ou seja, é preciso a existência material do título.
A promissória é um título de pagamento. O emitente, ou subescritor, é a pessoa que deve – ou seja, a pessoa que irá assinar a nota como promessa de pagamento. ... O beneficiário (credor da dívida) fica com a nota até a data do pagamento. Ela só é devolvida ao devedor no dia em que a dívida for quitada.
Que se entende ao pé da letra, exatamente do modo como foi escrito ou dito. Sentido primeiro, original e exato de uma palavra, opõe-se ao sentido figurado.
Título de crédito é um tipo de documento que representa a responsabilidade da dívida nele escrito. Alguns exemplos de títulos de crédito são as letras de câmbio e as notas promissórias.
Principais classificações e espécies de títulos de créditos. As espécies mais conhecidas são o cheque, a nota promissória, a letra de câmbio e a duplicata. Estes títulos podem ser vinculados ou livres.