"Cárie interproximal é aquela localizada entre os dentes", explica Thalita Costa. Devido a essa localização, o diagnóstico tanto clínico quanto radiográfico pode se tornar difícil. "O acesso para sua remoção se torna um pouco mais difícil e o prognóstico da restauração também", afirma a profissional.
A radiografia interproximal ou RX bite wing é um exame usado em medicina dentária e que serve essencialmente para observar as coroas dos dentes superiores e inferiores numa só imagem. Normalmente, essa imagem consegue abranger a coroa completa de 2 a 3 dentes de cada maxilar.
Conheça esse exame e quais suas indicações. Também conhecida como Bite Wing, a radiografia interproximal é utilizada para visualizar as coroas dos dentes posteriores – os pré-molares e molares do lado direito e esquerdo. É um procedimento de simples execução e que garante precisão do diagnóstico.
Quais as vantagens do radiografia interproximal? A maior vantagem do raio x interproximal é sua imagem com dentes da arcada inferior e superior. Além disso, o foco em apenas dois ou três dentes, permite ao dentista uma visão aproximada e específica da área desejada.
Nas lesões de pequeno calibre não se observa a destruição do esmalte, podendo então ser registrado o sinal de sombreado ou obscurecimento da dentina (a presença de cárie).
Quais as indicações da radiografia interproximal?
interproximalinterproximal | adj. 2 g.
Também conhecida como bite-wing, a Radiografia Interproximal é uma técnica que utiliza um filme radiográfico provido de uma asa de mordida. O exame permite a visualização dos dentes posteriores e da crista óssea alveolar da maxila e da mandíbula.
Confira abaixo: