Pode-se dizer que a expressão "caracteres contrastantes" é comumente utilizada quando tratamos da 1ª Lei de Mendel, uma vez que se refere aos fenótipos, que são as características observáveis a olho nu, e que se apresentam diferentes um do outros para o caso da expressão.
3- O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO "CARACTERES CONTRASTANTES" UTILIZADO PARA NOS REFERIRMOS ÀS CARACTERÍSTICAS DAS ERVILHAS: São os fenótipos diferentes, ou seja, as caracaterísticas aparentes comparadas entre os pares de ervilha diferentes. Como por exemplo a forma, cor, etc.
Mendel realizou diversos experimentos com ervilhas a fim de demonstrar os mecanismos de hereditariedade. ... Mendel analisou sete dessas características que não possuíam intermediários: textura da semente, cor da semente, cor do tegumento, forma das vagens, cor das vagens, posição das flores e altura das plantas.
Sendo forma da semente: lisa ou rugosa; cor da semente: amarelo ou verde; forma da vagem: inflada ou comprimida; cor da vagem: verde ou amarela; posição das flores: axilar ou terminal; cor das flores: branca ou vermelha, tamanho do caule: alto ou baixo.
AS CARACTERÍSTICAS QUE MENDEL OBSERVOU NAS ERVILHAS E QUE CONSIDEROU PARA USAR NO SEU EXPERIMENTO FORAM: A COR DAS SEMENTES, SE AS SEMENTES ERAM LISAS OU RUGOSAS E ALTURA DAS PLANTAS ENTRE OUTRAS. ... ENTÃO SEPAROU PLANTAS CHAMADAS PURAS, OU SEJA, AQUELAS QUE NÃO MISTURAVA NA MESMA PLANTA COMO POR EXEMPLO A COR.