Ouça em voz altaPausarO capital cultural objetivado compreende a propriedade da pessoa (por exemplo, uma obra de arte, instrumentos científicos, etc.) que pode ser transmitida para obter lucro econômico (compra e venda) e para transmitir simbolicamente a posse de capital cultural facilitada por possuir tais coisas.
Ouça em voz altaPausarDesenvolvido por Pierre Bourdieu, este conceito refere-se ao conjunto de recursos, competências e apetências disponíveis e mobilizáveis em matéria de cultura dominante ou legítima. Todo o capital, seja qual for a sua espécie, subentende uma relação de dominação, de apropriação/desapropriação. ...
Ouça em voz altaPausarO conceito de capital cultural tem sua importância por desvelar as desigualdades sociais e a imposição arbitrária do que é ou não valorizado na sociedade no processo de manutenção das desigualdades sociais. Nesse sentido, o conceito torna-se um instrumental sociológico importante para o questionamento do status quo.
Ouça em voz altaPausarCapital cultural incorporado É aquele ligado ao "vir a ser", a tornar-se, por meio de um processo laborioso de inculcação e incorporação, detentor do capital acumulado.
Ouça em voz altaPausarO 'capital cultural' pode existir sob três formas: incorporado, objetivado e institucionalizado.
Ouça em voz altaPausarO capital cultural para Bourdieu (1982) é todo aquele valor cultural transmitido de pais para filhos, ou seja, são seus hábitos, costumes, e gostos, que pode ou não ser totalmente incorporado pelo indivíduo.
Ouça em voz altaPausarO 'capital cultural' pode existir sob três formas: incorporado, objetivado e institucionalizado. Na primeira modalidade, o 'capital cultural' supõe um processo de interiorização nos marcos do processo de ensino e aprendizagem, que implica, pois, um investimento de tempo.
Ouça em voz altaPausarHabitus é um instrumento conceptual que auxilia a apreender uma certa homogeneidade nas disposições, nos gostos e preferências de grupos e/ou indivíduos produtos de uma mesma trajetória social. ... Assim o conceito consegue apreender o princípio de parte das disposições práticas normalmente vistas de maneira difusa.
Ouça em voz altaPausarO estado incorporado consiste no enraizamento de bens simbólicos nas estruturas de pensamento. ... O Estado objetivado é o capital cultural materializado em bens culturais como, por exemplo, coleções de livros, quadros, videotecas, esculturas, etc.
Ouça em voz altaPausarO capital cultural pode existir em três estados: incorporado, objetivado e institucionalizado, e sua acumulação inicial "começa desde a origem, sem atraso, sem perda de tempo, pelos membros das famílias dotadas de um forte capital cultural" (Bourdieu, 1979, p. 76).