O capeamento pulpar indireto (CPI) é um tratamento conservador realizado na tentativa de ma- nutenção da integridade e vitalidade pulpar. Consiste na manutenção do tecido cariado afetado no fundo de uma cavidade profunda visando evitar uma possível exposição pulpar.
Capeamento pulpar é uma técnica utilizada para proteger e possibilitar a recuperação da polpa do dente em casos de cárie dentária profunda.
O capeamento pulpar direto é utilizado quando há o incidente da exposição pulpar durante a remoção do tecido cariado ou após trauma. Nesse caso a polpa deve se encontrar sadia, sem sinais de inflamação (ESTRELA, 2001).
Consiste em aplicar medicação diretamente sobre a polpa exposta, na tentativa de preservação da vitalidade dental. A diferença fundamental entre a pulpotomia é a extensão da remoção do tecido pulpar remanescente.
Capeamento pulpar direto Radiograficamente, não deve haver patologias externas e reabsorção radicular interna13. A técnica consiste na aplicação de uma material base sobre o tecido pulpar exposto, para que se tente preservar a vitalidade do dente e o objetivo é formar uma ponte de dentina sobre o local da exposição.
O capeamento pulpar direto consiste na colocação de um fármaco diretamente sobre a exposição pulpar na tentativa de permitir a cicatrização da polpa e conseqüente formação de tecido dentinário.
Com este tratamento procura-se que os corpos-de-prova apresentem topos paralelos, lisos e íntegros, objetivando reduzir as variações de ensaio devidas à falta de paralelismo entre os pratos da prensa hidraulica, os desvios do eixo do corpo-de-prova em relação à direção da movimentação dos pratos, e o atrito entre os ...
A principal diferença entre capeamento pulpar indireto e a escavação gradativa ou tratamento expectante é que o capeamento pulpar indireto remove quase completamente a dentina afetada deixando uma leve camada de dentina desmineralizada sobre a parede pulpar, não existindo a necessidade da reabertura, sendo realizada ...
Proteção do complexo dentino-pulpar Proteção indireta: Aplicação de agentes seladores, forradores e/ou bases protetoras nas paredes cavitárias. ... Proteção do complexo dentino-pulpar Proteção direta: Aplicação de um agente protetor diretamente sobre o tecido pulpar exposto.