Em alguns estados, como São Paulo, Bahia, Piauí e Ceará, os governadores cancelaram o ponto facultativo para evitar viagens e aglomerações, além de possibilitar os comércios e demais setores de funcionarem — ainda que com restrições de horário. Ou seja, os dias serão de trabalho.
Nas localidades onde a data não é considerada feriado, a segunda e a terça-feira, além da Quarta-Feira de Cinzas, podem ser ou não definidas como pontos facultativos no serviço público - e muitas empresas privadas optam por também liberar seus funcionários.
O objetivo é impedir aglomerações comuns em festejos de carnaval, bem como evitar a circulação de pessoas e evitar a transmissão do vírus, que vem crescendo em todo o país.
O feriadão do Carnaval deste ano foi cancelado no Estado de São Paulo. A informação foi confirmada na sexta-feira (29) pelo governador João Doria em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.
Rio de Janeiro (RJ): é feriado na terça, mas não haverá ponto facultativo nos outros dias e o Carnaval foi cancelado. Salvador (BA) - não haverá ponto facultativo e o carnaval foi cancelado. São Luís (MA) - não haverá ponto facultativo nem festas de Carnaval.
O prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou o cancelamento, em definitivo, do carnaval 2021, devido à pandemia de coronavírus. No ano passado, a prefeitura tinha anunciado o adiamento do evento para o mês de maio ou julho deste ano.
16 de fevereiro Em 2021, o carnaval será celebrado na terça-feira, 16 de fevereiro.
Em 2021, a terça-feira de Carnaval cai no dia 16 de fevereiro.
O comércio deve variar, com lojas abertas ou fechadas, uma vez que o Carnaval não é feriado. Os serviços de saúde continuam funcionando normalmente em todo o país. ... Serviços de transporte coletivo, ônibus, trens e metrô funcionarão normalmente durante o Carnaval 2021 no Estado de São Paulo e também no Rio de Janeiro.