substantivo masculino [Folclore] Personagem da mitologia tupi, habitante das florestas, geralmente representado como um índio fumando um cachimbo, conhecido por ser o protetor das matas, dos animais, por trazer má sorte ou causar a morte.
Lenda do folclore brasileiro que protege a mata e os animais Apesar de possuir baixa estatura, a lenda diz que a caipora é detentora de uma força imensa. ... Caipora tem origem da palavra tupi-guarani "caapora" que quer dizer "habitante do mato".
O Caipora aprecia o fumo. Assim, reza o costume que, antes de sair numa noite de quinta-feira para caçar no mato, deve-se deixar fumo de corda no tronco de uma árvore e dizer: "Toma, Caipora, deixa eu ir embora". A boa sorte de um caçador é atribuída também aos presentes que ele oferece.
Principais características da Caipora A criatura também é conhecida por fumar muito e, por isso, a lenda diz que alguns caçadores podem ser perdoados caso façam uma oferta de fumo. Por outro lado, a Caipora também pode ser descrita como um personagem masculino.
[Brasil] Azarento, infeliz em tudo que intenta. 3. [Brasil] Pessoa que, na crença popular, prejudica o regular andamento dos negócios de outrem.
Diz a lenda que Curupira é um anão forte e ágil, de cabelos ruivos, pés virados para trás e muito travesso. A principal característica desse personagem do folclore brasileiro são suas pegadas invertidas, usadas para confundir os caçadores que tentam capturá-lo.
Pode ser Tutu Marambá, Tutu Zambê ou Bicho Tutu. O corpo seco é uma lenda presente em "Cidade invisível", ainda que na série ele não tenha um personagem. O mito, popular no Sul e Sudeste, fala de uma pessoa que cometeu tantas maldades em vida que seu corpo foi rejeitado pela terra ao morrer.