A Engenharia Auxiliada por Computador (CAE) é o uso de software computacional na simulação de desempenho, para melhorar projetos de produto ou ajudar na resolução de problemas de engenharia de uma ampla variedade de setores. ... Na fase de pós-processamento, os resultados são apresentados ao engenheiro para revisão.
CAD/CAE/CAM trabalham em conjunto – CAM é um processo assistido por computador subsequente ao CAD e, por vezes, seguido da engenharia assistida por computador (CAE), como um modelo gerado em CAD, verificado em CAE e gerando a entrada para o software CAM, que controla máquina-ferramenta.
Os softwares CAE são desenvolvidos com o objetivo de colaborar na área da engenharia de desenvolvimento. Eles possuem inúmeras funcionalidades, entre elas a possibilidade de realização de um cálculo estrutural virtual.
Os softwares CAD (do inglês Computer Aided Design), permitem que engenheiros e projetistas criem modelos realistas de peças e montagens. Através desses softwares, são feitos desenhos técnicos e modelos 3D digitais, facilitando a posterior concepção do projeto.
CAD/CAE/CAM são ferramentas criadas na área da computação para potencializar os processos de criação de produtos. ... CAE (Computer-Aided Engineering) - Engenharia assistida por computador. CAM (Computer-Aided Manufacturing) - Manufatura assistida por computador.
O CAE está sustentado em ferramentas de CAD avançadas, as quais permitem não apenas definir as dimensões do produto concebido, como também outras características, como materiais, acabamentos, processos de fabricação e de montagem e até interacções com elementos externos, como forças aplicadas, temperatura, etc.
Melhora a acessibilidade do cliente: o software CAD/CAM permite que os fabricantes recebam arquivos CAD de seus clientes. Depois de receber esses arquivos, eles podem configurar o caminho da ferramenta de usinagem e realizar simulações, o que os ajuda a calcular os tempos de ciclo de usinagem.
Conheça 10 dos melhores softwares de modelagem 3D para projetos mecânicos!
Um programa CAD é necessário tanto na fabricação - CAM, como nos softwares de engenharia - CAE, pois ambos os sistemas exigem um modelo, a fim de executar qualquer análise ou fabricação. O CAE requer o modelo geométrico para determinar a rede nodal integrada a ser usada para a análise.