Mais detalhes: brasilnopositivo.com.br". O cadastro positivo é um registro que leva em conta o pagamento de contas em dia, indicando se determinado consumidor é ou não um bom pagador. É o oposto do cadastro negativo, que lista quem está com o nome sujo, ou seja, com dívidas em aberto.
O Cadastro Positivo promete acesso às ofertas mais justas de crédito, ou seja, mostra quando o consumidor ficar inadimplente e, ainda, destaca todas as vezes as contas que este pagou em dia. Outra vantagem do cadastro é no auxílio de quem está negativado através de empréstimos ou cartão de crédito.
O Cadastro Positivo reúne o histórico de crédito do consumidor e empresas, como: financiamentos, cartões de crédito, empréstimos com bancos, com o comércio e outras contas mensais, como água, luz e telefone.
É só acessar o site do Cadastro Positivo, clicar em Entrar e inserir seu CPF e senha (a mesma que você utiliza para acessar o site da Serasa). Depois de fazer o login, seu Cadastro Positivo já aparecerá para consulta. Para ver com detalhes as informações positivas, clique em Ver meu relatório completo.
Além de dados relacionados ao sistema bancário, o Cadastro Positivo passa a incluir, também, dados de consumo continuados, como água, luz, gás, operadoras de telefonia e TV à cabo.
O seu Cadastro Positivo é composto por informações como: dados cadastrais, informações sobre os valores totais ou parciais das suas compras ou dos empréstimos adquiridos, além de informações das datas de contratação, de vencimento e de pagamentos com os valores pagos.
Porém, é importante você saber que, ao optar pelo cancelamento, as empresas voltarão a avaliar seu crédito pelo histórico negativo ou não terão informações suficientes para saber se você pode honrar o pagamento do crédito solicitado.
Ao cancelar sua inscrição, o consumidor não terá mais pagamento coletados pelos birôs, que terão acesso somente às informações de inadimplemento. Ao suspender seu Cadastro, os birôs continuam recebendo os dados, mas não podem repassá-lo aos consulentes e às empresas que usam a pontuação.
Participam do acordo todas as operadores associadas ao SindiTelebrasil. Como exemplo: Claro, Oi, Tim, Vivo, GVT, Embratel, Nextel, Telebras, Aerotech e Latin America.