bordas incisais são estruturas de formato piramidal dos dentes posteriores. bossa é uma depressão da face vestibular delimitada pela borda incisal e cíngulo. sulcos principais são depressões que separam as cúspides. forame cego é uma saliência de esmalte no terço cervical da face lingual.
A linha cervical ou gengival é formada a partir da união dos zênites dos caninos, incisivos laterais e incisivos centrais superiores. Sendo o ponto mais apical do contorno gengival, o zênite, nos dentes superiores, está normalmente localizado distalmente ao longo eixo dentário.
D O primeiro molar superior possui como característica a ponte de esmalte, que une a cúspide disto-lingual à cúspide mésio- vestibular, interrompendo o sulco mésio-distal.
Já as faces proximais são as faces que mantêm contato com os dentes da mesma arcada, estando voltadas, respectivamente, para o plano sagital mediano e para a porção posterior dos arcos dentais. A face oclusal é a face dos dentes posteriores, voltada para o arco antagonista.
Significado de Fóssula substantivo feminino Pequena fossa. Depressão. Etimologia (origem da palavra fóssula). Do latim fossula.
Vertentes: São as faces da cúspide. Cada cúspide apresenta duas vertentes internas ou triturantes, que estão situadas no interior da face oclusal anatômica, e duas vertentes externas ou lisas, que estão situadas nas faces vestibulares e linguais ou palatinas.
Ele é composto, na maior parte, por dentina, que circunscreve a cavidade pulpar*. A dentina é recoberta, na coroa, pelo esmalte e na raiz, pelo cemento*. No colo, a junção cemento-esmalte* desenha uma linha sinuosa bem nítida - a linha cervical*. ... Uma coroa dental tem faces*, bordas e ângulos.
"Ponte de Esmalte" no primeiro molar superior: é uma estrutura de reforço de esmalte que une as cúspides Disto-Vestibular e Mésio-Palatina.
O primeiro pré-molar inferior também possui face oclusal ovalada e com duas cúspides unidas por uma ponte de esmalte, porém a cúspide vestibular é duas vezes maior que sua lingual.
As faces proximais são as duas faces que fazem contato com os dentes vizinhos. Cada uma tem um nome próprio: Face mesial: é a face voltada para a linha média. Face distal: é a face voltada para o fim do arco.