Se o couro estiver muito duro, ele pode ser SOVADO com o instrumento chamado sovador – um pequeno toco de madeira com uma fenda longitudinal, por onde a tira de couro é passada e dobrada continuamente para amaciar e ficar mais maleável.
Aplique um amaciante de couro e esfregue-o com uma toalha de microfibra. Ele amaciará o material fornecendo óleos essenciais, condicionadores e uma camada de proteção.
Compre cera para couro e coloque um pouco em um pano limpo. Esfregue cuidadosamente toda a superfície do calçado com a cera e deixe ela agir. Depois do tempo ideal indicado na sua cera, retire ela do produto cuidadosamente. Para sapatos que você usa regularmente, repita esse processo mensalmente.
Esfregue um pouco de óleo no "lado das fibras" da corda, ou parte lisa do topo, se ela mostrar sinais de rachadura ou se precisar de acelerar o processo de amaciamento. Se o "lado da carne" do couro estiver visível, concentre em esfregá-lo.
Pouco antes de lançar, ele acelera o cavalo e na sequência segura. Isso serve para poder lançar o laço com o cavalo praticamente parado, otimizando o nível de acerto. O laçador segura o cavalo no brete até a saída do boi. Ele toma muito cuidado para que o cavalo não se lance na arena antes do boi.
Primeiros Laços : Tamanho Ideal
Está técnica é a que requer mais atenção, já que o álcool pode manchar a camurça e o jornal pode manchar sapatos de couro mais claro. Para amaciar os pares, umedeça o jornal com o líquido e aperte bem dentro do sapato - quando o álcool evapora, o jornal expande e deixa o couro mais largo.
Aplique um pouco de azeite sobre a superfície de couro arranhada. Umedeça um pano limpo com água e esprema o excesso. Coloque-o sobre o arranhão. Ligue seu ferro de passar e, quando ele estiver quente, coloque-o sobre o pano umedecido durante alguns segundos.
Coloque o couro sobre uma superfície plana com os pelos virados para baixo e aplique o óleo de mocotó, espalhando uma camada uniforme com um pincel. Deixe o couro absorver o óleo durante 30 minutos e aplique outra camada. Os mais oleosos exigem uma quantidade menor de óleo.
Esfregar um produto à base de óleo ou sabão pode ajudar a amolecer o couro e deixá-lo mais funcional. Amaciá-las através de uso constante e enrolar uma bola com ela mesmo quando não estiver em uso são passos necessários para dar à sua luva a flexibilidade necessária em campo.