Para tratar o melasma, que é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.
Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez.
É uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo.
Melasma são manchas escuras na pele, causadas pelo aumento da melanina (pigmentação da pele) no local. Elas surgem em locais que estão expostos ao sol, sendo mais frequente no rosto. O aparecimento desses pigmentos também pode surgir nos braços e colo.
Máscara antimanchas de melasma: misture duas colheres de leite em pó, 4 colheres de mel de abelha e 2 colheres de suco de limão até formar uma pasta homogênea. Passe no rosto e deixe atuar por 20 minutos. Lave e aplique uma capa de iogurte natural. Deixe atuar por mais 10 minutos e enxágue.
O primeiro deles é o sol, e o mais grave, pois é silencioso. As pessoas se enganam porque costumam pensar que precisam da vitamina D, portanto tomam sol! Vejo muitas pessoas na piscina, na praia, que tendem a ter melasma em razão da genética e do fototipo (cor da pele), mas não tomam os devidos cuidados.
"Ocorre que, durante a gestação, os hormônios produzidos pela placenta, como a progesterona, estimulam a hiperpigmentação da pele", ensina o dermatologista. Por isso, aproximadamente 70% das mulheres com predisposição para o melasma identificam as primeiras manchas durante essa fase da vida.
Classificação do Melasma Malar – engloba áreas malar e nasal. Mandibular – acomete somente esta região. Epidérmico – restringe-se às camadas basal e suprabasal, podendo ocasionalmente estender-se até o estrato córneo. Dérmico – quando há pigmentação na epiderme, na derme superior e média.
Se as manchas na pele forem amarronzadas, sem uma forma definida, e surgirem em áreas expostas, como no rosto, braços, pescoço e colo, podem ser consideradas um melasma.