O que fazer? Normalmente nada. É uma situação que se resolve com o passar do tempo. Mas para os bebês que estão muito desconfortáveis, recomendamos massagens abdominais e estímulo retal com cotonete.
Esse período se dá normalmente entre os 15 dias e 90 dias de vida. Choro de fome, frio, calor, molhados ou assustados é normal também entre estes dias, porém o choro de cólicas é característico, o bebê se espreme, fica vermelhinho, bastante irritado e tende a durar até três horas seguidas.
Instrumento usado para espremer frutas e assim extrair o suco das mesmas. Sempre uso a espremedeira para fazer sucos, é mais prático.
Ele pode também, quando sentir vontade de fazer cocô, fazer muita força, ficar vermelho, chorar, gemer, levar até 20 minutos para conseguir evacuar, mesmo com as fezes moles. Isso tem nome científico: DISQUESIA. Pode acontecer em bebês que mamam só leite materno ou também nos que usam outro leite, e não é doença.
A estimulação retal com o uso de um cotonete com um pouco de azeite de oliva, com um termômetro retal também com azeite de oliva na ponta. Isso geralmente ajuda a estimular o ânus a expulsar as fezes.
Um ótimo remédio caseiro para cuidar das cólicas do bebê que já não mama no peito é dar pequenas doses de chá de camomila e erva-doce, pois estas plantas medicinais possuem efeito antiespasmódico, que alivia as cólicas e diminui a produção de gases.
Talvez essa seja a principal queixa dos pais sobre os recém-nascidos, dizem que o bebê tem muitos gases, se contorce, fica vermelho, faz força para fazer coco, mas isso é normal. Nesta fase, os bebês estão se adaptando, então eles não têm a coordenação para soltar um pum direitinho ou fazer um coco direitinho.
A estimulação retal com o uso de um cotonete com um pouco de azeite de oliva, com um termômetro retal também com azeite de oliva na ponta. Isso geralmente ajuda a estimular o ânus a expulsar as fezes.
A disquesia (do grego dys = distúrbio, desarranjo + chézein = defecar) é um distúrbio funcional do trato gastrointestinal do lactente em que ele pode sentir vontade de fazer cocô sem evacuar de fato, ou precisar de muito esforço e tempo para tal.