"Nos casos de acne no colo e costas, opte por dermocosméticos corporais específicos para evitar a oleosidade nessa região. Ao tomar banho, após o uso do condicionador faça a higiene corporal corretamente", recomenda a médica.
Espinhas no colo podem ter relação com hábitos diários ou influência genética. Tão incômoda quanto as espinhas que surgem no rosto, a acne no colo, costas e ombros, em geral, acontecem nas regiões do corpo que apresentam maior concentração de glândulas sebáceas.
Se suas espinhas aparecem frequentemente no queixo ou no maxilar, é provável que elas não estejam ligadas à estresse, e sim ao seu ciclo menstrual. Ainda mais, se ela for dolorida. Já a acne por estresse, normalmente aparece nas áreas mais oleosas do rosto, na zona T, principalmente na testa e no nariz.
Gabriella Vasconcellos, dermatologista da Clínica Goa Health Club, ressalta que a acne no peito, também conhecida como "acne do corpo", é o resultado de poros bloqueados devido à produção excessiva de sebo ou por disfunções hormonais. "Geralmente o público feminino é mais suscetível a isso.
Quanto ao tratamento, a dermatologista explica: "Nas formas mais amenas, em geral, é suficiente lavar a área com sabonete suave, uma ou duas vezes ao dia. Em seguida, o dermatologista pode indicar cremes ou loções, com substâncias ativas para controle da acne.
Para evitar o surgimento de espinhas é importante manter a pele limpa, utilizar produtos que retiram o excesso de oleosidade e células mortas, além de ter uma alimentação saudável, que diminua a inflamação da pele, à base de cereais integrais e alimentos ricos em ômega-3, como o salmão e a sardinha.
A hiperfuncionalidade das glândulas sebáceas — responsáveis pela produção de sebo, que lubrifica e protege a pele — é uma das principais razões para o surgimento das espinhas no corpo e no rosto. No entanto, elas também podem se manifestar em razão do estresse, poluição, alimentação ou uso de roupas muito justas.