O que é e para que serve? A BOM é uma lista detalhada com as informações disponíveis sobre todas as peças usadas na produção de um item. A listagem deve trazer dados sobre componentes, sub-componentes, partes, materiais brutos, assim como sua quantidade e a relação que possuem entre si.
A BOM (Bill of Material) é a lista de materiais completa de todos os itens necessários para construir um produto. Geralmente, ela também é chamada de estrutura de produto, lista de componentes de montagem ou receita de produção.
Lista de materiais (BOM – Bill of materials): o que é e como utilizar na sua indústria. A lista de materiais ou BOM (Bill of Materials) é uma lista completa com os materiais e quantias necessárias para a fabricação de determinado produto. Normalmente é utilizada em sistemas ERP para organizar a produção de uma fábrica.
A estrutura do produto também é formada por relações pai-filho, onde o pai é o produto e o filho o componente. Um filho pode ser um produto, quando ele também é fabricado, ou uma matéria prima, quando é comprado. ... O pai de todos é chamado de produto final.
É uma BOM de vários níveis com a relação pai e filho, hierárquica, que contém a lista de todas as submontagens, componentes intermediários, matérias-primas e itens comprados que são utilizados na fabricação e/ou montagem de um produto, mostrando as relações de precedência e quantidade de cada item necessário.
Para a rastreabilidade de produtos na indústria, a estrutura de produto também importante, já que por meio dela é possível saber quais materiais foram utilizados na produção de um produto, ou então para a rastreabilidade reversa, quais produtos utilizaram determinada matéria-prima.
Nível: a cada material em uma Bill of Materials (BOM) é atribuído um número que corresponde ao nível hierárquico da lista de materiais. O nível 0 é o produto final, 1 os componentes, 2 os subcomponentes e assim por diante. A indicação do nível facilita a compreensão da estrutura da lista.
Um item fantasma na estrutura de produtos representa um item que é fisicamente montado, mas que raramente é estocado antes de ser usado na próxima operação de produção.
"Item-pai" é um item de estoque que têm componentes. Cada um destes itens componentes é um "item-filho". Se o "item-filho" tiver itens componentes, ele é também um "item-pai" destes, que são, por sua vez, seus "itens-filhos".