Um BLEVE ocorre quando um recipiente contendo líquido pressurizado e acima do seu ponto de ebulição normal falha catastroficamente. Quando o recipiente rompe a pressão desce imediatamente para a pressão atmosférica, e o líquido entra rapidamente em ebulição, gerando uma grande quantidade de vapor.
Explosão de botijão de GLP, o tipo mais comum de BLEVE.
O glossário dos bombeiros explica o fenômeno do boilover da seguinte forma: fenômeno que ocorre devido ao armazenamento de água no fundo de um recipiente, sob combustíveis inflamáveis, sendo que a água empurra o combustível quente para cima, durante um incêndio, espalhando-o e arremessando-o a grandes distâncias.
Incêndio de poça (pool fire) Fenômeno que ocorre quando há a combustão do produto evaporado da camada de líquido inflamável junto à base do fogo.
Trata-se de um fenômeno físico, pouco comum atualmente, resultante da liberação repentina de um líquido mantido a uma temperatura acima do seu ponto de ebulição a pressão atmosférica (líquido superaquecido).
O Flashover ocorre porque a camada de gases aquecidos do incêndio, acumulados no teto da edificação, irradia calor para os materiais combustíveis que estão longe da origem do fogo. ... Esse calor irradiado produz a pirólise dos materiais combustíveis do ambiente.
O Boilover ocorre principalmente em tanques de estocagem de produto que possuem água misturada e, que devido a sua maior densidade, permanece no fundo do tanque. Exemplos são tanques de armazenagem de óleo cru.
O termo, em inglês, significa Ignição Explosiva. Também conhecido como backdraught, o Backdraft ocorre quando existe diminuição da oferta de oxigênio no ambiente por limitação da ventilação. Gases inflamáveis então acumulam no local, produzidos pela combustão e partículas de carbono.
Fogo nada mais é do que uma reação química, chamada combustão, que libera luz e calor. A teoria do fogo considerava três elementos básicos necessários para iniciar uma combustão: Combustível, comburente e calor. Esses elementos eram denominados tríades do fogo. ... Daí surgiu o "tetraedro do fogo".
dispor de sistema de injeção de água no interior do tanque/esfera; minimizar o número de conexões; realizar operações de carga e descarga por cima. Outra causa de BLEVE é aquele gerado por danos mecânicos ao recipiente.