A beta2-microglobulina (B2M) é uma proteína encontrada na superfície de quase todas as células do organismo. Está presente na maioria dos líquidos corporais e aumentada no sangue de indivíduos com câncer como mieloma múltiplo, leucemia e linfoma e também em processos inflamatórios.
BETA 2 MICROGLOBULINAMétodoParâmetroValor de referênciaQUIMIOLUMINESCÊNCIABETA 2 MICROGLOBULINAAté 59 anos: Até 2.000,0 ng/mL Superior ou igual a 60 anos: Até 2.600,0 ng/mL
Por exemplo, se a taxa de sobrevida relativa em 5 anos para um estágio específico de mieloma múltiplo é de 60%, isso significa que as pessoas portadoras de mieloma múltiplo têm, em média, 60% de probabilidade de estarem vivas pelo menos 5 anos após o diagnóstico, comparando com as pessoas que não tem a doença.
O mieloma múltiplo utiliza o Sistema de Estadiamento Internacional Revisado (RISS) que está baseado em quatro critérios:
Aumento de alfa-2-globulina: O aumento das proteínas dessa fração pode ser indicativo de síndrome nefrótica, doença de Wilson, degeneração hepática, coagulação intravascular disseminada e infarto cerebral, além de poder aumentar devido à terapia com estrogênios.
As Globulinas abrangem enzimas, anticorpos e mais de 500 outras proteínas. A determinação das Proteínas totais é um importante indicador do estado nutricional, sendo bastante útil no despiste e diagnóstico da doença hepática, doença renal e muitas outras patologias.
Resultados de Beta-hCG inferiores a 2 indicam que o exame deu negativo. Os valores de referência do Beta-HCG podem variar de laboratório para laboratório e de acordo com fatores individuais. Em geral, valores de Beta-hCG entre 0 e 25 indicam resultado negativo.
Beta-1-globulina Aumento de beta-1-globulina: O aumento acontece nos casos de anemia ferropriva, gravidez, icterícia, hipotireoidismo e diabetes. Diminuição de beta-1-globulina: A diminuição dessa fração de proteínas não é muito frequente, no entanto pode ser observada em processos crônicos.
O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de célula da medula óssea chamada de plasmócito, responsável pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias. No mieloma múltiplo, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue.
Se os sintomas sugerem que uma pessoa possa ter mieloma múltiplo, os principais exames laboratoriais que podem ser realizados são: Hemograma. O hemograma completo é um exame que mede os níveis de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas no sangue.