Este tipo de problema geralmente ocorre quando a bateria tem seu eletrólito adulterado, existem explicações técnicas tanto físicas quanto químicas. E para que isto ocorra há duas possibilidades práticas: a) O nível do eletrólito muito baixo, quando há evaporação da água, durante o uso normal da Bateria.
No caso de uma sobrecarga, a bateria carrega mais energia do que deveria, normalmente devido à uma pane no regulador eletrônico de tensão. A função desse regulador é gerenciar a voltagem enviada pelo alternador do veículo à bateria, geralmente se admitindo uma tensão logo acima de 12V.
Evite abastecer a água antes das cargas, e se for necessário, coloque água antes de colocar a bateria no processo de carga, que seja somente cobrindo as placas dos elementos que estiverem á amostra.
3 anos Segundo especialistas, há baterias que tem em média, uma durabilidade de 2 a 3 anos, mas esse tempo de vida útil pode cair pela metade se o dono do automóvel não tiver os devidos cuidados que explicaremos no próximo tópico deste artigo.
Uma bateria em curto nada mais é do que a desregulação da passagem de íons pelos polos, causando uma corrente elétrica muito acima do normal. Se a bateria não for resistente e durável o suficiente, ela pode simplesmente perder a garantia ou não carregar mais.
Em geral, a tensão admissível deve estar entre 13,8 V e 14,4 V. Toda vez que o limite de 14,4 volts for superado, tem início um superaquecimento da bateria gerando a sobrecarga. A sobrecarga pode ser constante ou intermitente, dependendo da origem do problema. O regulador de tensão também realiza outra importante ação.
O leitor do multímetro pode variar de caso para caso, mas se ele mostra algo entre 12.3V e 12.8V com a bateria em repouso, ou seja, com o carro desligado, significa que a bateria está carregada. Agora, se o leitor mostrar 12.2 V ou menos, sua bateria está descarregada.
Complete com água desmineralizada até o espelho de água começar a cobrir a placa. Pare por aí, senão a bateria irá "cuspir" esse excesso que pode corroer a lataria do seu carro. Se a bateria chegou a arriar, então uma carga lenta deve ocorrer e o profissional é quem deve repor a água dela durante este processo.
Nunca complete o nível da bateria com água destilada, ... logo se trocar apenas o fluido não da condições necessárias para que a bateria recupere as propriedades de carga e descarga.