1. Relativo a Johann Sebastian Bach (1685-1750) ou a qualquer um dos músicos de apelido Bach (ex.: repertório bachiano). 2. Que ou quem se dedica ao estudo e à investigação da obra de Johann Sebastian Bach ou de qualquer um dos músicos de apelido Bach.
As Bachianas brasileiras são uma série de nove composições de Heitor Villa-Lobos escritas a partir de 1930. ... Esta homenagem a Bach também foi feita por compositores contemporâneos como Stravinski. Todos os movimentos das Bachianas, inclusive, receberam dois títulos: um bachiano, outro brasileiro.
As Bachianas Brasileiras são nove obras compostas entre os anos de 19 que transformaram num dos marcos do nosso nacionalismo musical, projetando Heitor Villa-Lobos (1887-1959) como um dos mais importantes compositores brasileiros.
Heitor Villa-Lobos Bachianas brasileiras/Compositores
Inicialmente a Fundação contou com duas orquestras: a Bachiana Filarmônica, formada por músicos profissionais do mais alto gabarito, e a Bachiana Jovem, uma orquestra pré-profissional, constituída por talentosos jovens musicistas, recém-formados ou ainda estudantes.
Conhecendo o Brasil Foi nesse período que tomou contato com diferentes instrumentos brasileiros, com o improviso dos músicos repentistas do Nordeste e com as tradicionais cantigas de roda. Assim, foi conhecendo o Brasil e as expressões artísticas naturais do povo, com elementos indígenas e folclóricos.
Nos anos 1930, Villa-Lobos havia abandonado quase por completo a música moderna e aderira à nova moda musical europeia, o neoclassicismo. ... O termo Bachianas Brasileiras é uma alusão à combinação de elementos étnicos brasileiros com a técnica composicional de Johann Sebastian Bach, compositor preferido de Villa-Lobos.
O Trenzinho Caipira" é a obra de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) que mais atrai instrumentistas e coralistas mirins e juvenis 50 anos após sua morte. A composição erudita também já ganhou versão popular por intérpretes de música brasileira.
As Bachianas Brasileiras nº 5, originalmente para soprano e oito violoncelos, é composta de dois movimentos: Ária (Cantilena) e Dança (Martelo).
1933 A partir de então, a maioria de suas composições se voltou para a educação musical nas escolas. Em 1933, foi organizada a Orquestra Villa-Lobos, com fins educativos e cívicos.