– Avidez Elevada – Infecções adquiridas a mais de 4 meses. A avidez de anticorpos para um dado antígeno é um fenômeno biológico e, por esta razão, variações individuais da resposta imunológica podem, naturalmente, ser encontradas.
A determinação da avidez de IgG é uma ferramenta útil para diagnóstico da toxoplasmose ocular e é um método seguro para rastreamento da toxoplasmose no primeiro trimestre da gestação. Anticorpos da classe IgM contra o toxoplasma são frequentemente utilizados como marcador sorológico da fase aguda da toxoplasmose1,2.
-É indicado para mulheres grávidas, principalmente no primeiro trimestre, que apresentam IgG e IgM positivos. A detecção de anticorpos de alta avidez em pacientes com IgM positivo indica infecção adquirida há mais de 4 meses. Tratamento anti-parasitário pode manter a baixa avidez por mais de 4 meses.
Ouça em voz altaPausarMÉTODO: QUIMIOLUMINESCÊNCIA RESULTADO: VALORES DE REFERÊNCIA: - BAIXA AVIDEZ: INFERIOR A 50,0% - SUGERE INFECÇÃO OCORRIDA NOS ÚLTIMOS 04 MESES. - MODERADA : DE 50,0 A 59,9% - NÃO PERMITE DEFINIR O PERÍODO DA INFECÇÃO. - ALTA AVIDEZ : IGUAL OU SUPERIOR A 60,0% - SUGERE QUE A INFECÇÃO TENHA OCORRIDO HÁ MAIS DE 04 MESES.
Ouça em voz altaPausarO teste de avidez é baseado na intensidade com que os anticorpos IgG específicos permanecem ligados ao antígeno de toxoplasma. A alta avidez é característica de infecção passada (adquirida há mais de 4 meses); a baixa avidez é característica de infecção aguda ou recente.