Condição muito comum em pessoas acima de 50 anos e fortemente relacionada à diversas doenças, a ateromatose nada mais é do que um acúmulo de gordura, cálcio e alguns outros elementos na parede das artérias. Geralmente, acomete o organismo de maneira difusa, ou seja, várias artérias ao mesmo tempo.
O que é o que é ateromatose?
A doença ateromatose da aorta surge quando placas de gordura se formam na artéria aorta, que é o principal vaso sanguíneo do corpo. Assim, essa doença é um tipo de arteriosclerose que impede a boa circulação do sangue e pode causar problemas como infarto e AVC.
O que é ateromatose difusa da aorta abdominal?
A ateromatose aórtica, também conhecida como doença ateromatosa da aorta, acontece quando há acúmulo de gordura e cálcio na parede da artéria aorta, interferindo no fluxo sanguíneo e de oxigênio para o organismo.
Quais os sintomas da ateromatose carotídea?
Sintomas:
Sensação de fraqueza ou formigamento em um lado do corpo.
Dificuldade para enxergar de um dos olhos.
Desequilíbrio com dificuldade súbita para caminhar.
Dificuldade para falar ou entender.
Como eliminar placa de gordura na Carotida?
O tratamento é feito pela retirada das placas de gordura (ateromas) instaladas nos vasos. Isso é feito pelo uso de técnicas como o cateterismo e a angioplastia combinado com uso de medicamentos. A prevenção passa pela adoção de hábitos saudáveis de vida.
Qual é o significado do termo ateromatose?
O termo ateromatose - remete a doença aterosclerótica que é a formação de placas de ateroma na parede das artérias. A não ser que esteja associada a estenoses significativas ou obstruções arteriais o tratamento é clínico incluindo mudanças de habito de vida e medicamentos. Você quer enviar sua pergunta? Este valor é muito curto.
Como é diagnosticada a ateromatose?
Como é diagnosticada? O médico responsável por acompanhar o caso – preferencialmente um cardiologista – pode diagnosticar um quadro de ateromatose aórtica de diversas maneiras. Com um ultrassom Doppler, por exemplo, as ondas sonoras de alta frequência exibem as artérias do paciente.
Por que a ateromatose pode causar trombose?
A ateromatose também deixa a parede da artéria irregular, favorecendo assim a formação de coágulos, que podem se desprender e causar uma trombose. O trombo pode entupir a artéria e causar infarto, embolia pulmonar, acidente vascular cerebral ("derrame"), entre outras complicações.
Qual a diferença entre ateromatose e arteriosclerose?
Diante de um diagnóstico, é comum que muitas pessoas confundam ateromatose com arteriosclerose, uma vez que os quadros possuem denominação semelhante. A arteriosclerose é uma denominação genérica que se dá ao estreitamento e endurecimento das artérias.