A assimetria focal é a presença de uma assimetria fibroglandular em uma mama e inexistente na outra mama, acometendo um quadrante mamário, em uma incidência da mamografia. Possivelmente o seu exame é inconclusivo ou Birads 0. A complementação com compressão localizada e/ou ultrassom de mamas pode ser necessário.
O termo assimetria focal se refere a uma densidade fifroglandular menor que um quadrante e visível em duas incidências mamográficas. Sempre que possível, a assimetria focal deve ser comparada aos exames anteriores.
A simastia é uma confluência medial das mamas que forma uma ponte de tecido na linha média que une os seios, dando a impressão de que eles estão colados. Ela é comum em mulheres que nascem com mamas consideradas grandes ou muito grandes.
Como tratar Dependendo do volume dos seios que a paciente tenha, pode ser feita a correção da assimetria utilizando apenas o próprio tecido mamário da paciente, caso da redução dos seios (mamoplastia redutora) ou levantamento dos seios (mastopexia), sem precisar de próteses de silicone.
Distorção arquitetural: quando se observa a distorção da arquitetura da glândula, sem a presença de um nódulo definido. ... Assimetria focal: quando o achado não se ajusta aos critérios de nódulo.