Assimetria. As membranas são formadas por duas camadas fluidas compostas por fosfolipídios e proteínas, que são diferentes na composição química do lado interno e externo. Essa diferença é chamada de Assimetria.
Dizemos que a membrana plasmática é assimétrica pois ela não é rígida, tendo movimentos próprios e a capacidade de mudar a sua conformação de acordo com o meio em que se encontra.
Esta assimetria é funcionalmente importante na conversão de sinais extracelulares em intracelulares, pois cada porção da membrana possui afinidade por moléculas específicas: a porção voltada para o meio externo possui moléculas ancoradas que proporcionam afinidade a moléculas ali encontradas, enquanto o meio interno ...
A membrana tem duas faces, que é a parte que é externa que fica em contato com outra célula e a interna que fica em contato com o citoplasma. As duas faces são diferentes química e eletricamente, por isto a membrana é assimétrica.
A assimetria da membrana é mantida por proteínas específicas, denominadas flipases, que realizam um movimento conhecido como flip-flop, que é responsável pela inversão dos fosfolipídeos entre as duas monocamadas.
Em termos biológicos, a membrana plasmática ser semipermeável significa que somente algumas estruturas específicas conseguem entrar na célula, caso possuem um encaixe adequado à membrana, já aquelas bactérias e vírus que não conseguem descodificar o código da ''porta'' da membrana não conseguem ultrapassa-la.
A bicamada lipídica é dita assimétrica devido aos diferentes tipos de lipídios encontrados no folheto externo (fosfatitilcolina e esfingomielina) e folheto citoplasmático (fosfatidilserina, fostatidilinositol e fosfatidiletanolamina).
A fluidez da membrana é controlada por diversos fatores físicos e químicos. ... O número de duplas ligações nas caudas hidrofóbicas dos lípides também influencia a fluidez: quanto maior o número de insaturações, mais fluida a membrana, pois menor será a possibilidade de intração entre moléculas vizinhas.
Nos assimétrico os lados não possuem eixo central, portanto um lado não é igual ao outro. A simetria não dá, só por si, beleza a um objeto – o design simétrico pode ser monótono ou previsível.
A membrana plasmática é classificada como uma composição lipoprotéica, por isso ela é quimicamente formada por uma dupla camada de lipídios (glicolipídios, colesterol e fosfolipídios) e também conta com a presença de proteínas em sua estrutura.