A urina turva é comum e normalmente acontece devido à grande quantidade e muco na urina, o que pode ser devido à contaminação da amostra, desidratação ou uso de suplementos.
O ideal é que a tonalidade da urina seja amarela clara. Além de sua relação com o cálculo renal, a urina turva também pode ser sintoma de diabetes, doenças sexualmente transmissíveis ou infecção urinária.
- Urina bem clara: pode indicar excesso de água. A ingestão exagerada de líquidos pode sobrecarregar os rins e provocar a perda de sais. - Amarelo claro: essa é a cor ideal. - Amarelo escuro: pode ser considerado normal, mas é um sinal de que é necessário beber mais água.
No LACVet, são utilizadas as seguintes classificações para as características organolépticas da urina: Cor: amarelo, amarelo claro, amarelo escuro, avermelhado, marrom, esverdeado. Aspecto: límpido, discretamente turvo e turvo. A densidade urinária é obtida por refratometria.
Urina de cor amarelo clara É a cor ideal da urina, entre o amarelo claro e amarelo dourado.
Urina de cor amarelo clara É a cor ideal da urina, entre o amarelo claro e amarelo dourado.
Densidade relativa: a densidade normal da urina varia entre 1,010 a 1,025. Urina muito diluída pode ser sintomas de disfunções renais crônicas, enquanto a concentração em excesso pode denunciar carga de solutos aumentada – como em casos de desidratação.